100 dias ou baek-il

Posted on May 14, 2012 in Meu Filho, Vivi | 0 comments

Lucas é mestiço, brasileiro-coreano, o primeiro de uma nova geração. Hoje ele completa 100 dias de vida, uma data importante para as crianças coreanas, um marco. Não conheço nada da tradição e o Pedro também não é muito ligado, o que sei perguntei para minha sogra e li na internet.

Pronto pra festa

Na Coréia de antigamente a taxa de mortalidade dos bebês era muito alta, muito não passavam dos 100 dias de vida, por isso quando alcançavam este tempo de vida era comemorado pela família. Hoje as coisas são diferentes, a taxa de mortalidade de bebês é baixa, mas a tradição de se comemorar este dia continua.

Aqui não rolou comemoração, fomos almoçar na casa do meu primo Dudu (com a Clara e a Alice) e a tarde fomos ao aniversário do primo Gabriel. Olha como ele tava gatão:

Ah, hoje é também dia das mães, uma data que se tornou muito mais comercial do que sentimental (e como comerciante quem sou eu para reclamar), mas que como mãe fico feliz em dar um cheirinho no meu filhote neste meu primeiro dia das mães. Nossa comemoração começou no sábado, com um super bolo após o jantar, uma noite inteira de sono e sorriso lindo ao acordar. Filho, obrigada pelo meu primeiro dia das mães.

Fontes:

http://kimchimamas.typepad.com/kimchi_mamas/2008/11/100-days.html

http://www.lifeinkorea.com/culture/tol/tol.cfm

http://www.asianinfo.org/asianinfo/korea/cel/birthday_celebrations.htm

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>